quarta-feira, maio 19, 2010

Corrupção - Eurides Brito deve ficar fora do cargo até a conclusão de processo

A deputada distrital Eurides Brito (PMDB) foi oficialmente afastada do cargo. Por ordem do Tribunal de Justiça do DF, o Diário Oficial da Câmara Legislativa publicou a convocação do suplente Roberto Lucena (PR), que assumirá o lugar da deputada até que ela seja julgada pela Comissão de Ética.

Eurides enfrenta um processo por quebra de decoro parlamentar na Comissão de Ética da Casa. Ela aparece em um dos vídeos da operação Caixa de Pandora recebendo dinheiro do ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa. No vídeo, Eurides recebe a suposta propina e a guarda na bolsa.

Em sua defesa, Eurides afirmou que o valor recebido era ressarcimento de um dinheiro que o ex-governador Joaquim Roriz devia a ela de um jantar oferecido durante a pré-campanha de 2006. O ex-governador nega a versão da parlamentar.

Segundo a assessoria de imprensa de Eurides, a defesa dele apresentará já na tarde desta terça-feira um recurso contra a decisão dada na sexta-feira. A decisão determina o afastamento da deputada do mandato até o fim das investigações.

A deputada apresentou sua defesa à Comissão de Ética. A relatora do processo, a deputada Erika Kokay (PT), afirmou que deve apresentar o relatório até quinta-feira da próxima semana.

Por Lais Lis

quarta-feira, maio 05, 2010

Eleições 2010 - Lula e Dilma são alvos de mais 2 ações do DEM

O DEM entrou com mais duas representações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. Nelas, o partido afirma que houve propaganda antecipada nos eventos organizados pela Força Sindical, em São Paulo, e pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, em comemoração ao dia 1º de Maio. É a quarta representação protocolada pelo DEM em dois dias.

"Nós não somos contra a pré-campanha, nós somos contra o fato da lei não ser cumprida. A legislação não permite política partidária dos sindicatos", afirmou o deputado Rodrigo Maia (RJ), presidente nacional do partido.

Ontem, o DEM protocolou no (TSE) outras duas representações contra Lula e Dilma por propaganda eleitoral antecipada durante o pronunciamento oficial que fez em comemoração ao Dia do Trabalhador, em cadeia de rádio e TV, no dia 29 de abril.

A outra representação está focada no evento organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em 1º de maio, no qual, conforme o documento protocolado no TSE, o presidente Lula tentou, "ainda que de forma subliminar", projetar a pré-candidatura de Dilma à sucessão presidencial de 2010.

Em março, o presidente Lula recebeu duas multas do Tribunal Superior Eleitoral, em ações movidas pela oposição, por supostamente ter promovido antes do prazo legal a candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência. Na primeira vez, Lula foi multado em R$ 5 mil. Na segunda, o valor dobrou: R$ 10 mil.

Com Hoje em Dia

ASSESSORIA & ADVOCACIA


ATUAÇÃO EM BRASÍLIA

ATUAÇÃO EM BRASÍLIA