quinta-feira, fevereiro 22, 2007

APPLE NÃO FAZ RECALL

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, instaurou nesta sexta-feira (29) processo administrativo contra a empresa Apple Computer do Brasil Ltda pela não realização de recall, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Conforme informações recolhidas pelo DPDC, a empresa realizou em seu site chamamento dos consumidores adquirentes das baterias recarregáveis de íon de lítio que foram vendidas no mundo todo entre outubro de 2004 e maio de 2005 para uso nos seguintes computadores: ibook G4 de 12 pol., PowerBook G4 de 12pol. E PowerBook G4 de 15pol, pois tais produtos poderiam “inflamar-se de dentro para fora”. No entanto, a Apple não fez a publicidade de acordo com o CDC, que estabelece a veiculação dos anúncios na imprensa, rádio e televisão.

A empresa informou ao DPDC que das 387 unidades vendidas no Brasil, 170 já foram substituídas, cerca de 44%. Mas, considerando o descumprimento das determinações legais, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor determinou que a empresa apresente imediatamente plano de chamamento. “O intuito do recall é dar conhecimento ao maior número de pessoas possíveis, pois estamos diante de um defeito no produto”.

Segundo ainda a análise do DPDC, a Apple teve notícia de nove baterias que aqueceram além do normal, incluindo dois casos onde houve queimaduras leves no manuseio de computadores aquecidos e alguns casos de pequenos prejuízos materiais. “Diante da existência de queimaduras de consumidores não se pode, em hipótese alguma, afastar a incidência do recall”.

Brasília

Nenhum comentário:

ASSESSORIA & ADVOCACIA


ATUAÇÃO EM BRASÍLIA

ATUAÇÃO EM BRASÍLIA