quinta-feira, julho 09, 2009

Política - Mercadante defende investigação de desvio de verba da Petrobras à Fundação Sarney

O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), procurou afastar qualquer vinculação entre as investigações que venham a ser feitas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras e as denúncias publicadas hoje (9) na imprensa sobre supostos desvios de recursos de incentivo cultural repassados pela estatal à Fundação José Sarney (PMDB-AP), sediada no Maranhão. A base aliada está reunida, neste momento, para avaliar a instalação da CPI.

Segundo o parlamentar, os recursos foram concedidos com base na Lei Rouanet (incentivo à cultura). Por isso, acrescentou, a prestação de contas desse dinheiro deve ser feita diretamente ao Ministério da Cultura, e não a Petrobras.

Mercadante disse que a Controladoria-Geral da República (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) contam com os mecanismos necessários para investigar a destinação dos incentivos culturais repassados pela Petrobras à fundação. “As investigações têm que ser feitas com todo o rigor, têm que ver se há desvios e, se tiver, os responsáveis devem ser punidos”, ressaltou o líder petista.

Reportagem publicada hoje pelo jornal O Estado de S. Paulo afirma que pelo menos R$ 500 mil, de um total de R$ 1,3 milhão aplicado pela Petrobras a título de financiamento cultural, foram desviados para contas de empresas com endereços fictícios, em São Luis (MA), ou pertencentes ao grupo de comunicação da família Sarney.

Por Marcos Chagas

Nenhum comentário:

ASSESSORIA & ADVOCACIA


ATUAÇÃO EM BRASÍLIA

ATUAÇÃO EM BRASÍLIA