quinta-feira, dezembro 18, 2008

Chico Leite votou contra o aumento do IPVA e IPTU pelo GDF

Governo passa rolo compressor para aprovar reajustes.

Em meio à crise econômica, o Governo do Distrito Federal reajustou o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Chico Leite disse não aos aumentos. Como o Governo tem maioria na Câmara Legislativa, conseguiu aprovar os reajustes. Para o deputado Chico Leite (PT), a intervenção dos parlamentares da Bancada do PT garantiu, pelo menos, que o impacto no bolso do contribuinte fosse o mínimo possível. O reajuste do IPTU, por exemplo, ficou limitado ao índice do INPC. A proposta original do Executivo era bem mais gananciosa.

Durante as negociações, o deputado Chico Leite defendeu que os proprietários de imóveis com valor inferior a R$ 50 mil ficassem isentos de qualquer reajuste no IPTU. Além disso, tanto para o IPVA quanto para o IPTU, lutou pela aprovação de desconto de 10% para quem pagasse a cota única à vista ou abatimento de 5% para quem optasse pelo parcelamento, mas pagasse todas as parcelas em dia. Entretanto, todas as três emendas da Bancada do PT foram derrubadas pelos governistas.

O deputado Chico Leite (PT), que sempre foi contra o reajuste do IPVA, defendeu que o GDF pelo menos reduzisse os valores da tabela-base de cálculo do imposto. O parlamentar justificou que a tabela anterior foi estipulada pelo Governo antes da crise de retenção do crédito e, portanto, antes da conseqüente queda dos preços dos veículos. Os usados, por exemplo, perderam em média 30% do valor de mercado. Neste quesito, foi vitoriosa a luta do PT e as tabelas serão corrigidas, reduzindo-se, portanto, o valor final do IPVA.

Do Dito&Feito

Nenhum comentário:

ASSESSORIA & ADVOCACIA


ATUAÇÃO EM BRASÍLIA

ATUAÇÃO EM BRASÍLIA