segunda-feira, dezembro 15, 2008

ONU premia iniciativas de combate à corrupção

Várias iniciativas relacionadas à prevenção e combate à corrupção serão premiadas hoje, Dia Internacional contra a Corrupção, pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). Entre os homenageados estão TV Globo, revista Época, Diários Associados (Estado de Minas e Correio Braziliense), Contas Abertas, Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e Conselho Nacional dos Procuradores Gerais do Estado e da União (CNPG).

A entrega dos prêmios, divididos em diferentes categorias, será durante cerimônia de comemoração do Dia Internacional contra a Corrupção, no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), em Brasília. O evento será realizado em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e terá início às 14h30. O representante do UNODC para o Brasil e Cone Sul, Giovanni Quaglia(...), entregará as premiações.

O Prêmio UNODC é dado a indivíduos e instituições que tenham contribuído significativamente com um dos temas do mandato do UNODC no Brasil e Cone Sul: combate à corrupção e boa governança, tráfico de pessoas, segurança pública, prevenção às drogas, HIV e Justiça Criminal.

No tema corrupção na novela, por exemplo, o prêmio será concedido ao autor da novela da Rede Globo “A Favorita”, João Emanuel Carneiro, e aos atores Milton Gonçalves e Carmo dalla Vechia. Na trama, o personagem Zé Bob (Carmo dalla Vecchia) denuncia por meio do jornal onde trabalha esquemas de corrupção arquitetados pelo deputado Romildo Rosa (Milton Gonçalves).

Na categoria mídia, a revista Época e o Diários Associados, por meio dos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense, serão premiados pelo trabalho de conscientização pública sobre prevenção e combate à corrupção. Ambos produziram matérias especiais sobre o tema.

A campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, iniciativa da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público e do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais do Estado e da União, será premiada na categoria mobilização social.

Ainda receberão premiações a ex-presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) Dulce Hulf Bais. Ela será premiada na categoria esforço individual, pois, durante o mandato como presidente, denunciou um esquema de corrupção que acabou resultando na prisão de 16 pessoas.

O Portal da Transparência, mantido pela CGU, também será um dos homenageados por ter sido apresentado como exemplo de boa prática de governança durante a II Conferência dos Estados-Partes da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC, na sigla em inglês), em janeiro de 2008, em Bali – Indonésia.

Já a categoria de sociedade civil organizada será representada pelo Contas Abertas (CA), que receberá o Prêmio UNODC pela contribuição em divulgar e comentar a execução orçamentária da União, iniciativa que contribui para o aprimoramento da qualidade e da legalidade dos dispêndios públicos. O Contas Abertas e seu site, inaugurado simultaneamente no dia 9 de dezembro de 2005, completa hoje três anos e já contabiliza 9,5 milhões de acessos. Desde então, a equipe do CA vem realizando oficinas sobre orçamento para jornalistas de diversos veículos de comunicação e também realiza palestras para estudantes e empresários com o intuito de fomentar a participação da sociedade civil na prevenção e no combate à corrupção.

O Dia Internacional contra a Corrupção, comemorado todo ano no dia 9 de dezembro, é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida. Em 9 dezembro de 2003, mais de 110 países assinaram a Convenção, que entrou em vigor no dia 14 de dezembro de 2005.

Por Leandro Kleber

Nenhum comentário:

ASSESSORIA & ADVOCACIA


ATUAÇÃO EM BRASÍLIA

ATUAÇÃO EM BRASÍLIA