domingo, fevereiro 01, 2009

ADVOGADOS FAZEM CONTRATO DE RISCO

A falta de clientes seja por desemprego, hiposuficiência financeira ou por causa da crise financeira mundial esta fazendo com que alguns advogados mudem a forma como vêm contratando seus honorários.

Uma nova maneira de cobrar pelos serviços de Advocacia vem sendo a salvação de alguns escritórios e advogados em Brasília, estes vêm firmando Contratos de Honorários com Claúsula de Risco, ou seja o cliente paga as despesas iniciais de escritório geralmente algo em torno de R$ 250,00 - independente do valor atribuido à causa que pode ser de 40 SM a R$ 1 Milhão de Reais, e só pagará os honorários, geralmente de 20%, se efetivamente tiver êxito na demanda.

O advogado Paulo Cordeiro Junior que atua na Justiça Comum e Especial em Brasília explica que o advogado trabalhando desta maneira o cliente mais facilmente entra na Justiça para perseguir o reconhecimento de seus Direitos, de 10 consultas, quais não cobra, 9 clientes são pobres ou não tem dinheiro, porém o fato de um advogado não cobrar um valor inicial, não isenta o cliente de pagar as custas judiciais e iniciais da Justiça.

Se o futuro autor(a) da causa preencher os requisitos da hiposuficiência financeira poderá ter direito a Justiça Gratuita e não precisará pagar as despesas processuais iniciais referentes a esta. Neste caso bastará assinar uma Declaração de Pobreza pedindo de Justiça Gratuita que será protocolada juntamente com a petição inicial do processo.

Frisa ainda que cabe ao advogado fazer uma pré-avaliação da possibilidade do cliente ter êxito na demanda, e este tipo de Contrato só é interessante para o advogado quando o cliente figura como autor(a) na futura demanda, no caso do cliente ser réu dificilmente este receberá algum valor - quando não raramente é condenado a pagar outros. A previsão de que ao final os clientes recebam algum valor é quase condição para um advogado firmar um Contrato cpm Cláusula de Risco com o cliente.

Sobre o valor atribuído a causa, esclarece o advogado que apesar dos clientes quase sempre pretenderem elevar este valor ao máximo, se o cliente não tiver êxito poderá ser condenado a pagar honorários ao advogado do réu em percentuais tomados por base o valor atribuido a causa.

O email do advogado é: pcjbairro@hotmail.com

Do Escritório On Line

Nenhum comentário:

ASSESSORIA & ADVOCACIA


ATUAÇÃO EM BRASÍLIA

ATUAÇÃO EM BRASÍLIA