domingo, fevereiro 01, 2009

Como fazer o saque do FGTS e do PIS em caso de doença grave?

Pacientes com câncer, portadores do vírus HIV e pessoas que sofrem em doenças graves em estágio terminal podem requerer benefício junto à Caixa.

A legislação no Brasil estabelece alguns benefícios aos trabalhadores. Um deles é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), criado pelo Governo Federal com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. Outro benefício é o PIS, também estabelecido em âmbito federal, que tem a finalidade de promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas, objetivando ainda uma melhor distribuição de renda.

"O cidadão brasileiro, que possui inscrição no FGTS e PIS e dinheiro nessas contas acumulado ao longo de sua vida de trabalho, pode solicitar o saque desses valores em casos de doenças graves", explica o advogado Alberto Germano, do site SOS Paciente (www.sospaciente.inf.br). "A lei estabelece essa possibilidade para o portador do vírus HIV, pessoas com câncer ou que passaram a sofrer de invalidez permanente ou, ainda, que chegaram a estágio terminal por causa de doença grave", completa o especialista.

Para entrar com processo para fazer esses saques, a documentação necessária varia de caso a caso, mas inclui alguns itens básicos, como documento de identificação com foto, carteira de Trabalho e número de inscrição no PIS/PASEP, além de atestado, devidamente assinado e carimbado com os dados do médico que acompanha o tratamento do paciente.

"O atestado deve conter o nome da doença e o código da CID - Classificação Internacional de Doenças e todos os detalhes do estágio da evolução do quadro clínico", esclarece Dr. Alberto Germano. Tanto os saques do PIS e do FGTS devem ser requeridos junto às agências da Caixa Econômica Federal. "Nem sempre o dinheiro obtido representa uma grande soma, pois depende da história de vida do trabalhador, mas pode diminuir a pressão financeira em momentos de fragilidade emocional", alerta o advogado Alberto Germano Especialista em Direito à Saúde e Direito do Consumidor.

Para saber detalhadamente como proceder para obter esse benefício e todos os documentos e trâmites burocráticos, o interessando deve obter mais detalhes junto à Caixa. Orientações estão disponíveis também no site www.sospaciente.inf.br.

Sobre o site SOS Paciente

O SOS PACIENTE (www.sospaciente.inf.br) é um canal de orientação, criado especialmente para fornecer informações aos portadores de doenças graves ou crônicas, ou os responsáveis por cuidar deles, a respeito dos direitos que estas pessoas possuem e que estão garantidos por lei.

A iniciativa de criação do site é do advogado Alberto Germano, Especialista em Direito à Saúde e Direito do Consumidor.

Se tiver interesse em entrevistas ou esclarecimentos, favor entrar em contato.

Renata Bueno

Jornalista - MTB 48749

Tel: (11) 9761-2237

E-mail: renatabueno.producao@hotmail.com

Nenhum comentário:

ASSESSORIA & ADVOCACIA


ATUAÇÃO EM BRASÍLIA

ATUAÇÃO EM BRASÍLIA