domingo, janeiro 17, 2010

"CPI DO PANETONE X CPI DA CORRUPÇÃO"

Durante a reunião, a base governista se mobilizou para evitar que a CPI que vai investigar o esquema de arrecadação e pagamento de propina no governo local seja denominada de CPI da Corrupção. Por 4 votos contra 1, os governistas rejeitaram o pedido da oposição para substituir o nome CPI da Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal), que consta no requerimento, por CPI da Corrupção. Durval Barbosa, delator do suposto esquema de corrupção, comandou a Codeplan durante a gestão do ex-governador Joaquim Roriz até ser chamado para ocupar o primeiro escalão do governador José Roberto Arruda (sem partido).

Polemizou-se o nome que levaria a CPI por mais de uma hora. Aconteceu um embate entre governistas e oposicionistas. O deputado Batista das Cooperativas (PRP) afirmou que o deputado Reguffe (PDT) fazia jogo de cena para o eleitor. "Não é só o senhor que esperava resultado desta CPI. Vossa Excelência tem se colocado como um paladino. E vossa excelência não é o paladino da honestidade. Não é. Nós temos 16 parlamentares nesta casa que não foram citados", disse.

Reguffe defendeu atirando. "Eu sou honesto e cumpri todos os meus compromissos de campanha. Fiz um mandato absolutamente decente", disse. O relator minimizou a polêmica. Os outros órgãos são complementares e o simples fato de se dar um apelido não significa que esta restringindo a investigação.

O representante da oposição, deputado Paulo Tadeu (PT), disse que o esquema é amplo e recorrer ao nome da empresa não seria justo. "Prefiro que não denomine de CPI da Codeplan e sim da Corrupção, porque acaba atingindo a imagem dos funcionários da Codeplan, quando o objetivo é mais amplo, de investigar todo o esquema de corrupção adotado no âmbito de vários órgãos da administração", disse. A CPi será realmente de "faz de conta", ou será "apanetonada".

Por Maurício Nogueira

Nenhum comentário:

ASSESSORIA & ADVOCACIA


ATUAÇÃO EM BRASÍLIA

ATUAÇÃO EM BRASÍLIA