sábado, julho 03, 2010

Eleições Brasileiras - STF e TSE liberam mais dois ‘fichas sujas’

Dois políticos com condenação em órgãos colegiados tiveram aval da Justiça para driblar a Lei da ficha limpa e poderão concorrer as eleições em outubro. No Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Dias Toffoli concedeu liminar à deputada goiana Maria Isaura Lemos (PDT), que, agora, poderá se candidatar à Câmara Federal, apesar de ter sido condenada em ação civil pública pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Goiânia, com sentença confirmada pelo Tribunal de Justiça de Goiás. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Hamilton Carvalhido, deferiu liminar e autorizou a candidatura à reeleição do deputado federal Márcio Junqueira (DEM), de Roraima, condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por compra de votos.

Com as decisões, já são três os políticos ‘ficha sujas’ que poderão concorrer às eleições deste ano. Anteontem, o ministro Gilmar Mendes (STF) havia suspendido os efeitos da Lei da Ficha Limpa para o senador Heráclito Fortes (DEM), que foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Piauí por condutas supostamente lesivas ao patrimônio público. Pela Lei da Ficha Limpa, os políticos condenados por órgãos colegiados não podem participar da eleição.

BARRADOS

A noite, o presidente interino do STF, Carlos Ayres Britto, barrou a tentativa de três políticos ficha suja concorrerem na eleição deste ano com aval da Justiça. Entusiasta da Lei da Ficha Limpa, Ayres Britto rejeitou os pedidos de liminares feitos pelos advogados dos políticos, entre eles o deputado federal João Pizzolatti (PP-SC).

O ministro tomou a decisão horas após o colega Dias Toffoli, que é especialista em direito eleitoral, ter concedido liminar à deputada Isaura Lemos. Entre os argumentos usados para Ayres Britto para rejeitar os pedidos está o de apenas órgãos colegiados poderiam conceder liminares desse tipo, conforme estabelece a Lei da Ficha Limpa. Até abril, Ayres Britto era presidente do TSE. Ele ficou conhecido como “linha dura” por votar frequentemente a favor da punição de políticos acusados de irregularidades.

Na web

Nenhum comentário:

ASSESSORIA & ADVOCACIA


ATUAÇÃO EM BRASÍLIA

ATUAÇÃO EM BRASÍLIA